Doutor Medina: um exemplo de luta e superação

O médico José Osmar Medina, natural de Ipaussu, um dos maiores especialistas em transplantes de rim do Brasil, será homenageado nesta sexta-feira, dia 6, durante sessão solene na Assembleia Legislativa em comemoração aos 15 anos do Hospital do Rim. A homenagem partiu de uma iniciativa do deputado estadual e também médico Pedro Tobias.

Chefe do setor de transplante renal e professor titular da disciplina de nefrologia da EPM/Unifesp, o doutor Medina foi eleito vice-presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM) no último dia 4 de julho de 2013. Atualmente, é diretor superintendente do Hospital do Rim e Hipertensão, em São Paulo. O deputado Pedro Tobias diz que a homenagem se justifica pelo fato de Medina ser um exemplo de superação por meio do estudo e muito trabalho, de pessoa que venceu na vida por méritos próprios, que deixou a infância humilde para se transformar em um dos principais nomes da medicina brasileira e mundial.

O médico Medina nasceu em Ipaussu e tornou-se uma referência nacional em transplantes de rim

O médico Medina nasceu em Ipaussu e tornou-se referência nacional em transplantes de rim

A cada semana, cerca de vinte pacientes recebem um rim novo graças ao trabalho realizado pela equipe do doutor Medina, o que representa cerca de 1.000 transplantes por ano. Uma marca excepcional. Em toda sua carreira como nefrologista, Medina e equipe ostentam, até o momento, uma lista de mais de 10 mil pacientes transplantados. É quase a população inteira de sua cidade natal, Ipaussu.

Ele sempre estudou em escola pública. Começou a vida profissional como ajudante de pedreiro, torneiro mecânico e técnico em mecânica. Aos 19 anos, fez as malas e mudou-se para São Paulo, onde foi trabalhar e estudar. Graças ao seu conhecimento como torneiro mecânico foi trabalhar na Volks. Trabalhou também como auxiliar de escritório. A vida do jovem José Osmar se resumia a trabalhar e estudar. Todo o empenho foi compensado com o ingresso na Escola Paulista de Medicina (EPM), vinculada à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde se formou e iniciou uma carreira de sucesso como nefrologista.

Após alguns anos de atuação nessa área, Medina decidiu partir para o Exterior onde se especializou em transplantes de rim. Quando retornou ao Brasil, montou uma equipe de profissionais altamente capacitados e iniciou um trabalho que mais tarde se transformaria numa potência mundial com capacidade para realizar até 1.000 transplantes por ano. Desta forma, ajudou a reduzir drasticamente a fila de espera por uma cirurgia renal e trouxe mais esperança e uma vida nova para milhares de pessoas.
É por todo esse trabalho em benefício da vida que levou o deputado Pedro Tobias a propor a homenagem ao doutor Medina. Para o deputado, é um trabalho que merece reconhecimento e é um exemplo de luta e de superação que precisa servir de inspiração a todos.

Da assessoria de comunicação

Be Sociable, Share!

Deixe um Comentário



Assine o blog

Assine RSS

O que é RSS?

Receba por e-mail

Delivered by FeedBurner

Assuntos

Tags

Links