Reunião da AMCESP em Dois Córregos

Participei, na noite da última sexta-feira, em Dois Córregos, da primeira reunião deste ano da Associação de Municípios do Centro do Estado de São Paulo (AMCESP), composta por 37 prefeitos.

Ressalto que o principal tema debatido nem estava inicialmente na pauta, mas acabou dominando as discussões dos prefeitos, que estão preocupados com a chamada “indústria de liminares” concedidas pelo Poder Judiciário, obrigando-os a fornecerem medicamentos de alto custo e até equipamentos aos pacientes. Segundo os prefeitos, as decisões judiciais estão estourando os orçamentos municipais e, por isso, os promotores e juízes deveriam ter bom senso.

Pedro Tobias : "A saúde está ficando na mão da Justiça"

Pedro Tobias : "A saúde está ficando na mão da Justiça"

Concordo plenamente com os prefeitos e acredito que os membros da AMCESP e demais entidades deveriam reagir imediatamente, pois os municípios são tão vítimas quanto o governo do Estado.

“Somente no ano passado, o Poder Judiciário retirou cerca de R$ 400 milhões (40%) do orçamento estadual para aquisição de medicamentos por meio de liminares. Isso não é justo”.

Prefeitos de 37 cidades fazem parte da AMCESP

Prefeitos de 37 cidades fazem parte da AMCESP

Ainda na área da Saúde, também cobrei maior resolutividade dos municípios no atendimento primário oferecido à população pelas Unidades Básicas de Saúde.

“Precisamos melhorar bastante o primeiro atendimento dado aos pacientes que, na maioria das vezes, são encaminhados aos hospitais de forma desnecessária na chamada empurro-terapia”, alertei os prefeitos, que apontaram dificuldades na contratação de médicos plantonistas para proporcionar uma gestão mais eficiente.

Na verdade, eu fui convidado pela AMCESP para falar sobre as diretrizes do governo Geraldo Alckmin na relação com os municípios. Salientei que a parceria será efetiva, mas aconselhei os prefeitos a apresentarem reivindicações de interesse coletivo e que promovam o desenvolvimento regional.

Encerrando meu discurso, pedi o apoio dos delegados do PSDB à minha candidatura à presidência estadual do partido.

Be Sociable, Share!

Deixe um Comentário



Assine o blog

Assine RSS

O que é RSS?

Receba por e-mail

Delivered by FeedBurner

Assuntos

Tags

Links